PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2014

19-AS CRIANÇAS QUE NASCERAM EM NOSSA CASA


A nossa casa era uma verdadeira hospedaria, mas geralmente quando mais se precisava nós ficávamos sozinhos. Os filhos de Ducilda nasceram quase todos aqui, Dulce, como disse nasceu na casa de vovó Cecilia, minha mãe fez o parto de tia Ducilda como já disse. João Batista, José Alberto, Antõnio Gilson, Janilson, Jenivan, morreu pequeno,(todos eles nasceram aqui em casa), Jailson só fez nascer na maternidade mas vio para cá e todos eles só saiam depois de um mês. Não sei se foi Jenivan ou Janilson, minha mãe ia fazer as tarefas e trazia a bacia e todos os mantimento para perto de mim e eu banhava a criança com todo cuidado, enxugava nas dobrinhas como minha mãe me ensinou, botava o talco, vestia e colocava perto de tia Dulcilda para ela amamentar. Depois que ela amamentava eu andava um pouco com ele para fazer a digestão e então balançava até dormir. Eu tinha cinco anos e ajudava a minha mãe, pois neste tempo estávamos só. Eilma de tia Mariquinha nasceu aqui. Euranildo o primogênito dela, só não fez nascer aqui.
Aprendi muita coisa com minha mãe, a cuidar de crianças, a arrumar a casa, a fazer ponto e cruz e ponto cheio, a cozinhar ela sabia pouco, mas mesmo assim me ensinou e um grande ensinamento que tive com ela foi ter respeito pelos mais velhos e preservar a honestidade, uma frase que ela sempre diz ”sou feliz pois nunca quis suor de ninguém, não quero subir a custa de um trabalho desonesto e impulcionada por um trabalho de alguém que não paguei devidamente ”. Outra frase que é própria da minha mãe “não amo a quem me ama, amo a quem não me engana”.  
Na  casa da Felipe Camarão,1065. Fizemos a celebração das bodas de algodão e o casamento de Comadre Duzanjos com Francisco(Tico). Nesta casa também havia muitas reuniões da legião de Maria. 
Era comum em nossa rua, no Largo de São João os comícios, principalmente da ARENA. Eu era da ARENA e Edson do MDB, ele seguia Aluizio nas grandes passeatas.

 Ele adoeceu a primeira vez em 1974 e fomos para Fortaleza para casa de uma parentes dele. fez uma cirurgia e ficou bem, com o tempo e devido a esforços desnecessários, logo após a cirurgia saiu na vespa dele, uma vespa enorme e pesada, a qual ele vendeu e quando eu vim a saber já foi o homem vindo buscá-la. As crianças ficaram com Ceição, ela possivelmente tinha de 13 para 14 anos, Caição me acompanhou em muitos momentos de minha mãe.


 Ele passou no vestibular, nosso dinheiro era gasto, boa  parte acho que nos livros e material da faculdade de agronomia, digo isso pois muitas vezes pedia um dinheiro para comprar algo para mim, mas ele dizia que já não tinha mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Arquivo do blog