PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2014

NO HOSPITAL DA CARIDADE

  No Hospital,  ela lembra quando ficava na portaria e padre Paulo Hos, vinha e queria conversar e que ela ajudasse a ele a aprender a falar português, ele morava no seminário. Padre Paulo chegou em 1948 e em 1957 ainda estava no Seminário). Recordo-me também quando ia para Fortaleza com a irmã Genoveva na casa dos irmãos dela, ficávamos na casa de Dr. Didimo, à noite íamos dormir no pequeno Grande, um convento próximo a verdes mares, na loja da família dela( Quatro e Quatrocentos). adquiríamos muitas roupas e calçados que levávamos para os pobres, quem diria que eu ia levar algo para os pobres, pois eu já não me considerava mais pobre .
 Certa vez fui visitar uns parentes meu,  a irmã foi logo me buscar, eles não eram ricos.

 Lembro-me de duas grandes alegrias que tive primeiro meu aniversario de quinze anos que as irmãs prepararam, os meninos do seminário vieram cantar, e segundo quando a irmã Genoveva disse-me que já tinha o dinheiro suficiente para comprar uma casa para mim, o meu dinheiro elas guardavam, e assim comprei minha casinha de taipo no auto da Conceição, mais especificamente na Lagoa do Mato, esta foi a minha primeira casa. Entreguei a Agripino, meu primo, e a mulher dele para eles morarem e cuidar, depois eu consegui uma casa no avenida Abel Coelho, e finalmente aqui na Felipe Camarão, desta vez uma casa própria e minha. Como era solteira entreguei a Agripino e a mulher dele para cuidar.
 Passei boa parte da minha vida no Hospital de Caridade, cujo diretor era Dr Duarte, havia Dr Almir, Dr Epitácio, Dr Maltes, todos eles profissionais excelentes.
As freiras davam a vida por aquele hospital e pacientes. Graças a Deus e a irmã Genoveva tive a graça de estudar no colégio das freiras, Colégio Sagrado Coração de Maria, onde eu tinha aula de francês, e de muitas outras disciplinas que me prepararam muito bem. Lembro-me da irmã Aurea professora de Pintura, irmã Assunta professora de matemática, irmã Helena lecionando Português e a nossa professora de canto orfeônico irmã Maria dos Arcanjos. Para acompanhar bem os estudos, já que trabalhava, tinha aula particular, assim nunca repetir um ano.
O quadro de funcionários deste Hospital nesta época era: Dr  Francisco Duarte Filho (Diretor), Dr Almir de Almeida Castro, Dr Epitácio, Dr Maltez Fernandes; dona Dolores, Francisca Martins, eu, Luzia Maia, Meu Mano, José Soares ou José da Superiora, pois cada freira era encarregado de alguém. as irmãs- Genoveva, Catarina e as madre Superioras-  primeiro Irmã Camará e depois  Irmã Alvarenga. No tempo que a  irmã Camará era a madre superiora, o tempo dela era quase todo de oração. A irmã Alvarenga era uma pessoa de muita ação, ela fazia muita coisa para ver o hospital progredir e não faltar assistência para os doentes.
Escuto com frequência a minha mãe falar da capelinha do Hospital, que apesar de pequena era uma beleza em sua simplicidade.
Minha mãe relata que um dia angustiante foi o dia quando (Etinha) ou Edson Saboia, chegou no Hospital vitima do acidente aéreo . Dr Almir estava sem consolo e queria que as enfermeiras recobrasse a saúde e vida de Etinha, mas já era tarde. Em 03 de julho de 1954
Segundo minha mãe, certa vez Dona Tereza Tavares Maia, mulher de Dr TARCÍSIO DE VASCONCEÇOS MAIA(Catolé do Rocha-PB, 26/08/1916 – Rio de Janeiro, 10/04/1998) veio pedir a Irmã para que eu fosse dormir lá. Foi a primeira vez que minha mãe comeu vatapá, na casa de dona Tereza. A casa era enorme, minha mãe dormiu próximo ao quarto deles, pois tinha medo de dormir só lá  no andar inferior. Tanto Dr Tarcisio como dona Tereza eram muito bons, para minha mãe. 

A irmã Genoveva,  com  o autorizava a saída de minha mãe para visitar os parentes dela, mas com hora de sair e de chegar, nem um minuto a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Arquivo do blog