PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2014

LEMBRANÇAS

Minha mãe faz o seguinte comentário: “Lembro-me que os fósforos eram guardados para ocasiões extremamente necessárias, os homens quando iam caçar, por exemplo, levavam um chifre (corrimboque) colocavam algodão dentro, socavam bastante, pegavam pedras figos de galinha (pelo formato e a cor que elas tinham), tais pedras eram boas para gerar fogo, numa rápida tocada uma na outra fazia fogo e queimava gravetos para se aquecer e acender o cigarro. No dia- a -dia também era usado este método para acender o fogo da catingueira para cozinhar a comida. Quando se acendia uma brasa, não precisando mais dela enterrava-se, amanhã podia desenterrar que ela estava acesa e servia para fazer o fogo para cozinhar a comida. Havia também os fósforo de cera, era feito de cera  de carnaúba e a parte superior era colocada pólvora, estava feito o fósforo. Estes eram os artifícios de sobrevivência”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Arquivo do blog