PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2014

NO MATO VERDE

Assim minha mãe comenta: “Nunca vi um lugar mais cheio de fartura, chovia bastante. Fomos morar na casa de seu Valério Pedro, enquanto ele foi para safra de palha na vazia, no inverno ele voltava, pois a vazia alagava. A dona da Fazenda Mato Verde era uma senhora muito bondosa (dona Tionila), os filhos de dona Tionila eram: Agostinha, Simplício e Zé do Mato Verde. Na fazenda mato verde tinha muito abacaxi, criação de ovelhas, bois e uma plantação de arroz. A casa Grande  do mato verde era cercado de flanboat, havia uma bica que corria água continuamente regava tudo e fornecia água para os animais. Neste lugar passamos três meses”. 
 Segundo minha mãe afirma: “Certo dia meu pai e eu fomos cortar lenha na Serra (pois o Mato Verde era na Aba da Serra do Apodi) (havia muita catingueira caída),quando estávamos lá, no meio da mata ouvimos o choro de uma criança, meu pai me disse que era o choro de um pagão, meu pai disse: ”eu de batizo em nome do pai, do filho e do espírito santo”, disse três vezes e o choro do nenê foi desaparecendo e parou, ele ficou de joelhos e fez esta oração .Eu tive muito medo”. “Todo dia Dona Teonila mandava arroz, feijão e carne para nós”.

   Ela diz que se lembra da mercearia de seu Tiago, tinha umas bolachas muito boas com gosto de erva doce e que havia um homem que fazia cal, onde ele morava o chão era bem alvinho,  o cal era tirado das pedras da Serra. Minha mãe disse que  quando saíram de lá, foram morar na Mariana e que vinha umas meninas para brincar com ela, Margarida e Etelvina. Segundo ela: “ Mamãe lavava a nossa  roupa no corredor do Brejo, lugar a beira do rio, muitas lavadeiras lavavam roupa ali, levavam as crianças que passavam o dia brincando e desfrutando da abundancia de árvores frutíferas e da beleza das flores que nasciam naturalmente as margens férteis daquele rio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Arquivo do blog