PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2014

AS PAISAGENS DE MINHA VIDA

Minha mãe comenta: “Que belas paisagens acompanharam a minha infância e juventude. O serrotinho com sua exuberância e mistérios, as casas de engenho, a beleza do rio  com a vegetação de mangueiras e muitas outras arvores que cresciam as margens do mesmo as faixadas de algumas casas que os moradores tratavam de plantar muitas roseiras, o branco do salgadinho, bem como do trigo em flor. A casa grande da Diamantina com as senzalas. A Itaoca. O olho d água da Borracha (que conforme contam nasceu quando  peregrinos em romaria pedindo chuva a Deus, pararam próximo a um Juazeiro para descansar, alguém repousou uma borracha (borracha: recipiente feito de borracha onde se guardava a água para viagem) nos galhos do Juazeiro, ao cair os últimos pingos de água no chão, da terra começou a jorra água e nunca mais parou). A lagoa das pedras.  A beleza e riqueza dos carnaubais que sustentava tanta gente (com sua palha, cera, madeira...) É uma árvore abençoada. Os pau d’arcos a florir, os cardos, a macambira. A fartura do Mato Verde (flores, frutas...). O Timorante (uma ilhota com uma casa só). As paisagens de Baturité, no caminho para o Canindé. O contraste do verde da serra e seca dos caminhos do Ceará. O rio de Mossoró em tempos passado, o cheiro da verdura plantada as margens do rio.  No alto do Cazumbá, o cercado de poderá.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Arquivo do blog