PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2014

MINHA VIDA CASADA


 O cerimonia de casamento da minha mãe foi na Igreja  Matriz de Santa Luzia, o celebrante Monsenhor Humberto e os padrinhos de minha mãe foi Dr Gabriel Negreiros e Dona Zélia.  Antes da cerimonia, ocorreu outra pequena cerimonia de entrega da fita de filha de Maria, a data deste acontecimento foi 23 de outubro de 1963. 
No dia do  casamento da minha mãe, dormiu em nossa casa a avó de Edson que já ocupava a  casa, e uma moça. Durante o tempo de casamento, mudamos  bastante, alguns lugares foi de mito sofrimento para minha  mãe.
 Recordo-me que no nascimento da minha primeira filha,  entrei em licença gestante em 21 de julho de 1964.o parto foi em casa no dia 22 de julho de 1964. Deram-me uma injeção, quando acordei, a menina já não mais existia, eles disseram que haviam enterrado ela, pois nasceu adoentada, mais eu me recordo que antes de dormir eu cheguei a vê-la e ela era muito nutrida, queria ver o local onde haviam enterrado, mas não me mostraram porque não esperaram para  vê-la, até hoje busco informação para saber o que aconteceu com ela. Minha segunda gestação   foram gêmeos morreram também eles nasceram em 28 de janeiro de 1965, depois em 5 de dezembro de 1965 nasceu Marta, ela morreu logo. Quando nasceu Maria Luzia, tive medo que  acontecesse  com ela o que aconteceu com os outros, mas ela conseguiu sobreviver. Em maio de 1970 fomos morar na Primavera, lá mãe estava gravida era a quinta  gestação   e foi boa parte de sangramento. Ela veio  para o hospital e disseram que o menino estava morto. Finalmente em 1971, chegou José Edson, um menino nutrido, que nasceu de pé, eu estava bastante debilitado, pensei que ia morrer, mas estamos aqui.

 Dos lugares que minha morou que mais sofreu foi na Primavera. Três meses que passei lá Edson não dormiu em casa nem uma noite, ele dizia que chegava tarde da Faculdade não queria incomodar, mas como eu precisava de companhia, pois estava gravida e doente, com Maria Luzia pequena, Duzanjos vinha dormir comigo, mas um dia chegou à noite e ela não veio, minha mãe conta que ficamos eu(com 2 anos ) e ela a beira do caminho em uma escuridão imensa, só com a luz do lampião esperando que alguém passasse para ir chamar à parteira, pois estava vendo muita regra, alguém passou e mãe pediu para chamar Dona Raimunda Catolé, ela veio imediatamente com a neta dela. Deus a  recompense.
Antes de ter os filhos foram um dia, minha mãe e Edson(meu pai), no Sertão. Foram primeiro na casa de tio Nicolau, era tempo de colher a cana e transforma-la em melado e rapadura, Edson assim que chegou foi ajudar, no engenho era aquele cheiro de melado.
Uma lembrança que minha mãe comenta é que certa vez passou quase nove meses sem receber o dinheiro e nunca ela soube o que aconteceu, o dinheiro só foi regularizado e reposto quando minha mãe foi falar com Dr Tarciso na Fazenda São João,(ela foi com meu pai). Imediatamente dr Tarciso resolveu o problema, e logo veio o dinheiro e a reposição. Dr Tarciso sempre foi este anjo de bondade e nunca faltou.
Mãe comenta que no dia 20 de setembro de 1967  Dona Nene veio trabalhar aqui em nossa casa. No nosso quintal  havia um enxame em um motor velho que estava suspenso em uma cajaraneira, a corda quebrou e as abelhas se espalharam o cachorro que estava em baixo estava quase morto com as abelhas que caíram em cima dele, mãe  que estava gravida foi socorre-lo, dona nenê cobriu mãe com uma toalha quadriculada de vermelho as abelhas caíram em cima de mãe e ela ficou bastante doente. 

 Esta fazenda na Primavera foi comprada com um dinheiro que fazia nove meses que não recebia quando saiu o dinheiro, graças a Deus e a dr Tarciso, compramos esta fazenda, que mais tarde quando vendemos, compramos uma casa para dona Custodia a mãe de Edson, e uma casa vizinha a que eu já tinha. Edson também comprou uma casa para o irmão dele, a casa de dona Custodia e a de Eilson foi na  Boa vista, ambas as casa muito boa.

  Minha mãe disse que se lembra quando retornamos da Primavera a nossa casa estava ocupada, fomos para uma casa velha horrível, depois nos mudamos para outra casa e coloquei os moveis na casinha de dona Rosa atrás da nossa, já haviamos pedido a casa para voltarmos mas eles não queriam sair então como nos estávamos no apertado espaço de dois cômodos da casa de dona Rosa, foi colocando os moveis na minha casa, os moradores disseram que iam ficar e eu disse que nós vamos ficar pois eu estou sem casa e preciso de minha casa, já solicitei a algum tempo que vocês procurassem  outra casa, como não aconteceu ,a casa tem dois quartos dá para morarmos juntos, então eles decidiram sair.


Eu ,Maria Luzia comecei a estudar  no Educandário Presidente Kennedy, ai onde hoje é aquela oficina, na  Rua Manuel Negreiros. Quando fomos morar na casa da Manuel Paulino, ela ainda continuou estudando no Kennedy. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Arquivo do blog